As micro, pequenas e médias empresas possuem grande importância para a economia do país, umas vez que a maioria dos negócios que operam no Brasil são constituídos dessa parcela. São essas empresas as responsáveis pela geração de emprego e riquezas, contribuindo significativamente para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto). O papel da contabilidade é auxiliar esses empreendedores no processo de tomada de decisão para que seja mais assertivo e possibilite o crescimento da empresa.

Apesar disso, muitas delas não contam com uma gestão eficaz, fato principal do encerramento das atividades logo nos primeiros anos. O motivo disso pode ser desconhecimento por falta do empresário, ou uma assessoria inadequada no serviço prestado pelos contadores.

Pensando nisso, criamos esse post com o objetivo de esclarecer como funciona a contabilidade nas micro, pequenas e médias empresas. Confira:

Contabilidade gerencial

Muitos empresários não enxergam o trabalho da contabilidade como instrumento de orientação e apoio. O contador é visto apenas como a pessoa responsável por cuidar de toda a parte burocrática e obrigações rotineiras da empresa.

A contabilidade gerencial, também conhecida como contabilidade de custos, pode (e deve) ser utilizada como ferramenta de apoio para o processo de tomada de decisão dos administradores que, baseados nas informações que a contabilidade repassa, são capazes de tomar decisões mais acertadas.

A seguir mostraremos um pouco da importância da Contabilidade Gerencial em micro e pequenas empresas.

Benefícios de se utilizar a Contabilidade Gerencial

Existe uma série de benefícios que a sua empresa pode adquirir ao implantar a Contabilidade Gerencial. Dentre eles, a ajuda nos seguintes pontos:

  • Tomada de decisões estratégicas;
  • Previsão financeira;
  • Aumento da eficiência em todas as funções de gestão;
  • Fixação de um alvo e planejamento da melhor forma de atingi-lo;
  • Controle de custos de produção e controle de desperdício, aumentando assim o lucro da empresa.

Como mencionado anteriormente, ela pode ser utilizada como ferramenta para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões para a empresa, tudo isso pelo fato de que utiliza informações com a finalidade de projetar relatórios voltados ao futuro. Estes relatórios são confidenciais e limitam-se a ser utilizados somente pelo âmbito interno da empresa.

O papel da contabilidade

O contador é a pessoa que produz informações que afetam a empresa, os investimentos, os administradores, entre outros, sem agir em benefício de algum desses em específico. Para que o contabilista exerça a sua função como se espera, é fundamental que os administradores forneçam informações corretas.

Assim, o profissional da contabilidade pode se focar em analisar as alternativas que melhores se aplicam a um determinado tipo de negócio. Servindo como um mentor para o empreendedor. E não apenas cuidar da burocracia.

A contabilidade, quando munida de dados corretos, é a maior fonte de informações sobre o patrimônio de uma empresa, sobre investimentos e tomada de decisão dos administradores.

Com o mercado cada vez mais competitivo, o empreendedor não pode simplesmente fazer decisões baseadas na experiência. Quando a contabilidade trabalha como deveria e possui as informações sobre a empresa, o contador tem condições de fornecer análises contábeis apropriadas para o negócio e funcionar como um instrumento de orientação, para que o administrador tenha uma base sólida na hora de tomar decisões que podem impactar no futuro da empresa.

Compartilhe!

Deixe uma resposta