Muito se fala sobre gestão e contabilidade, mas, de fato o que é gestão? Como se aplica a contabilidade? O que é gerir um negócio, empreendimento, etc. Gestão é uma área da ciência humana que busca a administração das empresas e de outros órgãos, visando o alcance de objetivos de forma eficaz, eficiente, sobretudo, de forma efetiva, assim, a gestão empresarial está intrinsecamente ligada a várias outras áreas do conhecimento, tais como: Administração, contabilidade, recursos humanos, direito, logística e por ai vai …

Como utilizar a gestão e a contabilidade a favor do seu negócio

A contabilidade é um instrumento que visa mensurar e evidenciar os movimentos patrimoniais de uma empresa.

Pode-se definir contabilidade como a ciência social que estuda e prática as funções de controle e de registro relativos aos atos e fatos contábeis, administração e economia, mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das empresas, isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações  dos resultados produzidos. Assim, é um estudo necessário para todas as empresas, independente do porte, seguimento e forma de tributação.

Barros, 2002, p1

O objetivo da contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários da informação, a saber: Investidores, fornecedores, bancos, governo, sindicatos, administradores, empresários e porque não empreendedores.

Por outro lado a administração é o ato de administrar ou gerenciar os negócios empresariais, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem estar dos trabalhadores e lucratividade, afinal empresas vivem de lucros, além de outros objetivos e metas definidos pelos gestores das organizações.

A forma como as empresa são organizadas é que determinará se conseguirão utilizar eficazmente os seus recursos para atingir os objetivos, parte dessa administração se dá através da análise, acompanhamento e interpretação das informações geradas pela contabilidade, ou seja a gestão da empresa, que se bem feitas e com os cuidados necessários gerarão uma ação de mudança, acompanhamento ou aprimoramento de determinado processo, ou quando, necessário uma mudança drástica da empresa, tais como : criação de novo produto, redução de custo, demissão de colaboradores, contratações, gestores , etc. Sempre visando a manutenção e o bem empresarial no longo prazo.

Conclusão

Diante do exposto, podemos constatar que a gestão é a sinergia entre as áreas administrativas e contábeis baseando na interpretação, acompanhamento e interpretação dos movimentos patrimoniais e financeiros da empresa gerando aprimoramentos que levarão a empresa ao sucesso, assim, além do conhecimento do empreendimento os empresários devem sempre aprender sobre contabilidade e administração.

Precisa de assessoria contábil? Saiba mais em Assessoria Contábil

Compartilhe!

Deixe uma resposta